terça-feira, 23 de setembro de 2008





"Da janela do meu quarto, vejo a luz do quarto dela (...)"


Poderia, com alguma pompa e circunstancia, comecar por tal frase, saida de fados com Graca...

Mas nao se trata do mesmo, felizmente, dizendo-o com varios sentidos que terao de adivinhar. Aqui, a historia muda. Da janela do meu quarto, vejo portas que se abrem para outras cores e cheiros, atitudes que me chegam atraves dela. Gosto da chuva que cai em cataratas, nao se sabendo, ainda, de onde vem tanta, mas que acarinha de um jeito especial esta Amsterdam. Mais que o sol, asseguro-vos...

Mas o astro-rei mima-nos com outros requintes.

Este tao caseiro calor minado de humidade, quase tropical e sem mares a vista, so canais nao apeteciveis a banhos, sugere aos mais audazes viagens a oceanos sem fim. E agua fresca. Mesmo em praias tipo-Madeira, apenas de calhau! Aprende-se que pode ser bom fechar os olhos, perder as vergonhas, a bem dizer, e fazer, o que sabe bem.

O meu vizinho da frente vive a aproveitar os pequenos bons momentos desta vida, e quem sabe, da outra... E os outros, que facam o mesmo, em vez de criticar tao nobres banhos de sol...

Da janela do meu quarto...

8 comentários:

Justine disse...

Dás-nos na tua crónica mais um excelente retrato da cidade dos canais, e mostras sem falsos pudores a ternura que tens pela cidade, sem deixares de recorrer à ironia (para contrabalançar).
Contudo, e ainda bem, mantens a memória da e na Graça:))
Beijo, enorme!

Anónimo disse...

Ó rapaz!, e não há vizinhas a procurarem tostar-se? Isto pergunto eu...
Ainda mais colorida seria a crónica, com outros volumes e motivos de atracção de olhares.
Mas - eu sei... - não é nenhum "voyou" e todo o conjunto, fotos e texto, é (quase) perfeito.

Maria disse...

Sacaste-me um sorriso.... lembrei-me de alguém que há muitos anos fazia o mesmo numa pequena varanda de Leuven, só que punha um alguidar de plástico com água....
:))))

Um beijo

Anónimo disse...

Nobres banhos de sol?
... ou banhos de pobre sol?

M. disse...

Gostei muito deste zoom e da serenidade interior que senti nesse movimento.
(Cheguei aqui através da Justine.)

AL disse...

ouve lá, oh dom barbas chef cook, isto está pralá de bom. aqui em sta engrácia quase rebenta uma barriga e as costas sofrem de palitos de la reine, que é muito melhor que dizer que o meu filhote pesa, (um pesar tão bom...é doce, o meu vicente). bom é dizer que está quase a chegar. Às vezes tenho de escolher entre 1001 maneiras de cozinhar coisas que caem sabe-se lá donde e não atendo o telefone. outras preferia escrever-te. gosto é de ler-te, raisparta a rima. mas gosto muito. chefe cookas o quê agora? devo dizer-te, que de qualquer modo, amsterdão chega com aromas, temperatura, humidade e respingos de chuva. gosto desta tua receita ao pequeno almoço. sabe-me tão bem.
sugestão breve: colas na janela uns recortes em forma de montinhos, com acessorio para tapar ou destapar e varias o vizinho. sugestão breve II: ofereces-lhe (por encomenda postal) o creme solar não comedogénico e toalha às flores dobradinha ao estilo madalena iglésias e pedes-lhe que os coloque dia sim, dia não do lado de cá, do pescoço para trás. só dia sim, dia não. para no dia não se poder esperar pelo dia sim e vice versa - falo eu agora de mim, a puxar a brasa à minha sardinha nos dias que forem horas de pequeno almoço.
ora agora beijo. dos grandes.

AL disse...

so mais uma coisinha. gosto de pão de um-dia-para-três-outros com queijinho dos paises baixos, confesso. mas tb pão de há quase um mes para o pequeno almoço...não tens pra'i um pão com letras desta semana? uma sopa tb serve. daquelas que se comem ao pé da janela com legendas a formarem-se na língua depois de ler o que te sai dos dedos. anda-vá.

Anónimo disse...

Uma hora depois, após al, venho eu. -Vicente ainda não nasceu!!
Perdoa-me o verso piroso, foi propositado...
Meu irmão, companheiro, amigo: Os teus por ti esperam! Junto a outros canais, esperando novos e velhos vizinhos...
Mas leio-te bem e fico também feliz, apenas um pouco roido pela saudade. Abraço forte e um beijo bem sarbas!