segunda-feira, 10 de março de 2008


Hoje vivi uma experiencia agradavel, e economicamente suportavel! Bastante mais que o cinema de "verdade"...

Encontro, quando quero, duas portas ao lado da minha, a lavandaria da minha rua. Obviamente, e para minha alegria, como nos filmes, um simpatico homem, de origem asiatica, assiste qualquer necessidade ou precisao.

Falamos em holandes, desconheco por completo o mandarim...

Preparo duas maquinas, uma branca e uma de cor, como me ensinou a minha Mae, e insiro uma ficha trocada antecipadamente por moedas destas que usamos, bem caras...

Tenho 35 minutos ate a conclusao da lavagem.

Vou dar um passeio pelas redondezas, passando por uma livraria onde habitualmente estao expostos livros de cozinha. Na noite anterior, havia enviado uma solicitacao de emprego para manutencao de jardins. Hoje, a montra estava replecta de livros de jardinagem, jardins e afins...

Sorri curioso, ao olhar de novo, como que a confirmar nao de um sonho se tratar...

Gosto destes momentos da vida, e aproveito-os, quando os cruzo.
Tenho de voltar a lavandaria...
A roupa esta pronta, basta-me secar a dita. Mais uma ficha, e zas, mais quinze minutos de filme. Vou observar um pouco a rua, e tirar algumas imagens. Ficam bem...

Ainda faltam quatro minutos para o fim quando me encontro reflectido no vidro da secadora. Estou num filme, em New York ou Amsterdam, numa lavandaria, com um chines a dobrar roupa, enquanto bastam um par de instantes, para fazer o mesmo a minha. De resto vazio de gente, o espaco, e assim tao cheio...

Que bom lavar a roupa! E o detergente do senhor chines cheira bem...

Espero, e nao desespero...

Vivo.

Ah! So por curiosidade: duas lavagens com direito a passeio, duas porcoes de detergente que cheira bem, e uma secagem como epilogo de um filme classico, com trocas e cambios de moedas, resulta na quantia de 8,90 euros. E varios sorrisos orientais...

Numa Kerkstraat perto de si...

12 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer concorrer com quem já foi para a cama (quem cedo se deita, sofre desfeita...) aqui estou eu a ler-te e a saudar-te... e a cumprimentar-te pelo que me deste a ler. E em 1º lugar!
'Tás cá um prosador!
Agora essa coisa da jardinagem e dos jardins, vai fazer pensar...
Escreve (bem...) mas conta coisas à gente.
Um abraço

Anónimo disse...

Sem querer concorrer com quem já foi para a cama (quem cedo se deita, sofre desfeita...) aqui estou eu a ler-te e a saudar-te... e a cumprimentar-te pelo que me deste a ler. E em 1º lugar!
'Tás cá um prosador!
Agora essa coisa da jardinagem e dos jardins, vai fazer pensar...
Escreve (bem...) mas conta coisas à gente.
Um abraço

Anónimo disse...

Sem querer concorrer com quem já foi para a cama (quem cedo se deita, sofre desfeita...) aqui estou eu a ler-te e a saudar-te... e a cumprimentar-te pelo que me deste a ler. E em 1º lugar!
'Tás cá um prosador!
Agora essa coisa da jardinagem e dos jardins, vai fazer pensar...
Escreve (bem...) mas conta coisas à gente.
Um abraço

Justine disse...

Não sofri desfeita, mas confesso ter pena de não ter sido a 1ª! Que ganda filme! Um argumento muito bem escrito,excelentemente realizado, com uma belíssima fotografia, e ainda por cima com um orçamento baixíssimo...
Mas vindo de quem vem, com o background profissional,não é de admirar!
Pena ter saído depois dos Oscars!!

E noutro registo: creio que a arte de viver bem é isso mesmo: agarrar e saborear as pequenas cintilações que a vida nos vai oferecendo, seja numa cozinha, num jardim, num imaginado "decor" numa lavandaria.
Que bom ler-te :))

Anónimo disse...

... ver-te é que está mais difícil, n'é?

Justine disse...

S., sempre o vi,com os olhos da distância, mas agora é ao vivo e a cores!!!

Maria disse...

Não querendo meter-me, mas já me metendo, entre um grupo tão restrito, quero deixar um abraço a quem vive na cidade dos canais (tão bonita...) e que pedala em vez de conduzir um"bugatti" (que bom pedalar...)
Prometo voltar aqui, não sei se comentarei.... mas ler-te, ah isso leio.... e quero fotos... pode ser?
(só pra matar saudades...)

nuno leite disse...

Agradando aos outros, contento-me a mim...
Regozijo pela expansao de leitores, fazendo sentido escrever, contar e mostrar. Faz-me ver quem sou e quem posso ainda ser.

"Recomecamos, nao nos rendemos."

Rui Caetano disse...

Um texto muito bem coordenado e escrito com ritmo. Um abraço e uma boa semana.

AL disse...

soubesses tu, que bonita é a tua lavandaria daqui de lisboa, da graça, vista de todas as ruas, depois de saber que existe.
estranho não te querer aqui, preferir-te no registo da tua ausência. nesse teu registo tão capaz de desintegrar a distancia em imagens fotográficas, no audível das tuas palavras escritas.
reconheço o teu olhar cinematográfico. queria ver-te agora - como é isso de seres jardineiro?

isa

Justine disse...

Então mostra lá esses túneis, com o sol ao fundo, as túlipas floridas e a tua boa disposição. Tenho saudades de te ler...

Anónimo disse...

Pedala, amigo, pedala e não páres, salvo para descansares, agora que se vislumbram os tempos do degelo, do verde e das flores, dos beirais e das pontes atravessadas por incontáveis raios de bicicletas, como na China pátria do homem da lavandaria, mas menos, talvez, engarrafado, o trânsito, claro. Toma lá um abraço dOS CAMPONESES xixumbotas, kidumbotas e bullocks de todas as latitudes deste rectângulo encravado diante do oceano. Abraço e vê lá se actualizas esta merda que desde março que nem contas aqui se ainda o «carlos» nos ajuda ou como vão essas aventuras de raviollis, pizzas e afins. Já entedes o que os gajos dizem? A cena não deve ser fácil de apredner, não, preserverança, irmão, que andamos sempre a aprender: Upa! Vem aí o 25´, mais o 1.º e amigos consequentes, e a malta continua agarrada à covarde futilidade de contemplar o acentuar da desgraça social que é Portugal. Nada de novo, portanto, salvo o facto de a merda se ir sempre e progressivamente acentuando wem cima de quem trabalha, of course, vive la modernité! Abraço. Já VOLTO, ONE OF THIS DAYS I'M GOING TO CUT, NOT YOU, THEM, IN TO LITTLE PIECES!Agur!Dasvidania!