quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Claro que la vou lendo jornais e absorvendo noticias, e tambem vejo televisao. Mas pouca. E lembro sempre, sendo um trabalhador em Amsterdam, dessa nobre e tao mal apoiada situacao de vida, o ser trabalhador portugues. Acto infindo de coragem, sem ter de trocar "Bes" por "Ves". 
Ca no burgo, o trabalho e a hierarquia profissional sao vistos e aceites de outro modo, e bom material amassado, so mesmo as bicicletas que em mau momento foram trucidadas por algum camiao de mercadorias. Nao eh extremamente raro, alias... 
La no sul trucidam-se as gentes.


Ca no burgo eh diferente, olhando-se o trabalho, qualquer que seja, como digno e igual. Nao se olham os varredores de rua de uma forma diferente da que se olham directores de altas empresas. Ambos usam bicicleta. Ambos sao gerentes. Um, gerente de chao, outro de empresa. Os salarios nao diferem muito, e trocam-se cumprimentos e conversas, sem se olhar a hierarquias. Sinceramente.
La para o sul, esmaga-se todo o bom material como uma bicicleta mal estacionada. E nao se apanham os restos...
Nao sei se ja vos tinha dito, mas gosto muito mesmo de andar de bicicleta em Amsterdam. Eh uma amiga cidade, sabem?

2 comentários:

Justine disse...

Questão de civismo, civilização, respeito pelos outros, justiça - sei lá, tudo o que, neste momento, falta neste pobre país tão cheio de coisas boas e tão mal governado...
Não tinhas dito, mas eu sei como gostas de andar de bicicleta nessa cidade amigável - basta olhar para o teu rosto com um sorriso de criança feliz!

Sérgio Ribeiro disse...

Li os teus dois "posts" e fiquei uns segundos parados. Porque não estou de acordo e porque, quando não estou de acordo, fico uns mmentos parados a tentar perceber "o outro" e, nesse intervalo, os "outros" avançam, muitas vezes sem saberem (ou só adivinhando mas sem darem grande importância...)que estou em desacordo.
Em duas palavras: sou mais do Sul e abomino o Norte que, com aparente e hipócrita bonomia, dá migalhas ao Sul (a alguns do Sul) que o Norte, explorando e especulando, esmigalha quando pode e o Sul deixa. Atento, venerador e obrigado.

Conversa para continuar... se calhar.

Um abraço satisfeito por te observar e ir sabendo coisas boas.